MARQUINHOS SOUZA: "O FUTEBOL CEARENSE E A NECESSIDADE DA EVOLUÇÃO"!!!
O futebol cearense e a necessidade da evolução
O desafio é trazer todo esse crescimento para dentro das quatro linhas.
Atualmente, os dois maiores clubes do Estado, Ceará SC e Fortaleza EC, vivem situações desconfortáveis em termos de disputa, um está na segunda e outro na terceira divisão, respectivamente. O maior objetivo desses clubes, que contam com uma tradição admirável, são o acesso às divisões de cima, e o planejamento, que foi todo feito com base nessa meta, ainda não dá sinais de um resultado satisfatório. No ranking da CBF, os 2 clubes cearenses mais bem colocados são Ceará em 21º lugar e Fortaleza em 32º.
O Campeonato Cearense de Futebol, principal competição do Estado, é realizado pela Federação Cearense de Futebol e em 2013 e 2014, por motivo de patrocínio, passará a ser denominado “Campeonato Cearense Chevrolet de Futebol”.
Em 2013, foi realizada a edição de número 99 e no jogo de volta, o Ceará empatou em 1 a 1 com o Guarany e acabou conquistando o tricampeonato.
A competição tem transmissão pela Rede Diário e pela TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, para todo o estado do Ceará. Nos próximos anos a emissora Esporte Interativo, com um canal de TV pago, também terá o direito de transmitir o campeonato. O futebol cearense conta também, entre outros, com a Arena Castelão, o quarto maior estádio do Brasil, que receberá seis jogos da Copa do Mundo, tem capacidade para 67.000 pessoas e serve como um alicerce para o crescimento do futebol local.
Em um programa de rádio cearense, o narrador esportivo Gomes Farias, conceituado radialista, desabafou: “Eu falo porque vivo envolvido com isso. Temos de repensar o nosso futebol. Tá na hora de parar pra pensar. Tão contratando errado? Tá havendo problema interno? Ou de dinheiro? Não quero criticar, estou dizendo que algo está errado, e quando algo está errado, precisa mudar. Os clubes precisam fazer isso, estamos preocupados.”
O fato é que enquanto o futebol brasileiro cresce, o cearense parou no tempo. É necessário se criar um planejamento mais eficaz, com uma integração entre base, torcida, e com a montagem de um time cada vez mais comprometido e identificado com o clube, isso passa pela formação de uma boa e competente diretoria. O futebol cearense precisa ser impulsionado.
Que na terra da luz, como o estado é conhecido numa referência à grande quantidade de dias ensolarados, mas que também remonta ao fato de o estado ter sido o primeiro da federação a abolir a escravidão, os clubes cearenses também encontrem e consigam buscar cada vez mais o topo.
Abs,
Marquinhos Souza
Postado por Marquinhos Souza em 16 de agosto de 2013
0 comentários:
Postar um comentário