25/08/1961 - RENUNCIOU O PRESIDENTE JANIO QUADROS!!!
DOMINGO TOTAL INFORMA - 25.08.1961
DOMINGO TOTAL INFORMA - 25.08.1961
O presidente brasileiro Jânio Quadros renuncia ao cargo sete meses após assumir. As justificativas para a atitude seriam “forças ocultas”. João Goulart, seu vice, assume o cargo.
Jânio nunca identificou quais seriam as “forças terríveis” que o levaram a renúncia. Por essa razão o episódio gerou décadas de conjecturas, teorias da conspiração e as mais variadas análises. O que talvez esteja mais próximo da verdade é que o presidente Jânio Quadros tentou uma ousada manobra ao anunciar a renúncia.
Pretendia de um lado neutralizar as pressões que recebia dos militares. E por outro acreditava que surgiriam fortes manifestações populares contra sua saída do poder com o povo clamando nas ruas por sua volta, tal como ocorreu com Charles de Gaulle. Isso o deixaria muito mais forte politicamente. Por isso Jânio permaneceu por horas aguardando dentro do avião que o levaria de Brasília a São Paulo, mas nada aconteceu. Tudo indica que algum tipo de arranjo foi feito, nos bastidores da política, para impedir que a população soubesse em que local Jânio se encontrava nos momentos mais cruciais - imediatamente após a divulgação de sua carta de renúncia. Curiosamente uma expressão que Jânio não disse entrou para a história por conta da renúncia.
O popular Repórter Esso, o mais famoso noticiário do Rádio foi ao ar em edição extraordinária, no dia 25 de agosto, e atribuiu a renúncia a "forças ocultas" para anunciar que o presidente tinha desistido do poder. A frase irritava Jânio profundamente. Até o fim da vida ele negou que tenha dito isso. Outro dado importante é que os militares de fato queriam assumir o poder de imediato, mas não seria daquela fez. Leonel Brizola liderou a campanha da legalidade e conseguiu fazer valer a constituição e o vice, João Goulart assumiu...Ver mais
Claudio Teran
Facebook
25/08/2013
0 comentários:
Postar um comentário