14 DE JANEIRO - DIA DO TREINADOR DE FUTEBOL - PARABÉNS A TODOS!!!
Campeonato CearenseUma homenagem aos técnicos do futebol cearense no Dia do Treinador
Vica e Ricardinho comandam Fortaleza e Ceará em 2013 (Foto: Montagem)
No dia 14 de janeiro é comemorado o Dia do Treinador de Futebol. Uma das principais funções do esporte mais apreciado do Brasil, o técnico
é aquele responsável por toda a preparação da equipe e muitas vezes é injustiçado ao não ter o seu valor reconhecido quando o time vence, mas quase sempre é crucificado e apontado como culpado quando os resultados são insatisfatórios.
O Jangadeiro Online presta aqui uma homenagem a esse importante personagem do esporte, com destaque para os treinadores do futebol cearense.
Técnicos da primeira divisão do Campeonato Cearense
Ceará – Ricardinho
Fortaleza – Vica
Ferroviário – Gilson Maciel
Guarani de Juazeiro – Pedro Manta
Guarany de Sobral – Alencar Mota
Icasa – Francisco Diá
Horizonte – Roberto Carlos
Tiradentes – Argeu dos Santos
Crato – Ronaldo Araújo
Maracanã – Erasmo Forte
São Benedito – Milton Fernandes
Fortaleza – Vica
Ferroviário – Gilson Maciel
Guarani de Juazeiro – Pedro Manta
Guarany de Sobral – Alencar Mota
Icasa – Francisco Diá
Horizonte – Roberto Carlos
Tiradentes – Argeu dos Santos
Crato – Ronaldo Araújo
Maracanã – Erasmo Forte
São Benedito – Milton Fernandes
Perfis dos técnicos de Ceará e Fortaleza
Vica (Fortaleza)
O técnico Vica chegou ao Fortaleza após a segunda rodada da Série C do Brasileirão com desconfiança da torcida, que em maior parte reprovava a saída de Nedo Xavier, e ainda vinha de uma péssima campanha no Anapolina, onde conseguiu apenas uma vitória em 13 jogos, culminando na queda para a segunda divisão do Campeonato Goiano. Nem o próprio treinador esperava por um rendimento tão bom no comando do Leão!
Mas tudo mudou quando vieram os resultados. Estreando com vitória sobre o Paysandu, fora de casa, na terceira rodada da Série C, o técnico engrenou uma série de 17 partidas sem perder. Foi o maior recorde de invencibilidade de um técnico em Campeonatos Brasileiros na História do Fortaleza. Pegou a equipe perto da zona de rebaixamento e se classificou em primeiro do Grupo A, com cinco pontos de vantagem para o Luverdense, segundo colocado. Apesar de não ter conseguido o acesso para a Série B, foi mantido para a temporada 2013.
Ricardinho (Ceará)
Aos 36 anos e com passagens como jogador por Paraná, Corinthians, São Paulo, Santos, Atlético-MG e Bahia, Ricardinho tem uma carreira curta como treinador. O único clube que comandou foi o Paraná, que assumiu no início de 2012.
No comando do clube paranaense, disputou 49 jogos, sendo 24 vitórias, 12 empates e 13 derrotas. Levou a equipe de volta a primeira divisão do Estadual, mas foi demitido após resultados irregulares no Brasileirão, em que o clube ficou a maior parte do tempo pelo meio da tabela. Foi uma aposta da diretoria do Ceará para a temporada 2013. No comando do Vovô, realizou apenas o amistoso contra o Horizonte, vencendo por 3 a 1.
Por Thiago Sampaio - Da Redação às 10:59 de 14/01/2013
Atualizada às 13:14
0 comentários:
Postar um comentário