RAFAEL NADAL VIRA SOBRE DEL POTRO E É PENTA DA COPA DAVIS!!!
Nadal vira sobre Del Potro e sela o penta da Espanha na Copa Davis- Número 2 do mundo alcança marca de 20 vitórias seguidas na competição
Nadal vibra na vitória deste domingo (Foto: AP)
O favoritismo era dele, invicto no saibro em jogos de Copa Davis e com 19 vitórias seguidas defendendo o país. Jogando em casa, Rafael Nadal demorou a controlar os nervos - e seus forehands -, mas não decepcionou. Acordou no segundo set, derrotou o argentino Juan Martín del Potro por 3 sets a 1 e selou o quinto título da Espanha na Copa Davis.
Por 1/6, 6/4, 6/1 e 7/6(0), em 4h08m, Nadal deixou o placar da série melhor de cinco em 3 a 1. Ele mesmo marcou o primeiro ponto ao derrotar Juan Mónaco, na sexta-feira. Em seguida, David Ferrer ampliou a vantagem espanhola ao bater Del Potro por 3 sets a 2 em um jogo de quase 5h de duração. No sábado, David Nalbandian e Eduardo Schwank mantiveram a Argentina viva ao vencerem o jogo de duplas diante de Fernando Verdasco e Feliciano López.
Para Nadal, o triunfo deste domingo significa sua 20ª vitória seguida na Davis, além de sua quarta taça na competição. O atual número 2 do mundo fez parte de times espanhóis que triunfaram em campanhas da Davis em 2004, 2008, 2009 e 2011. O único título do país sem sua presença veio em 2000 - Alex Corretja, Juan Carlos Ferrero e Albert Costa eram as estrelas do time.
Com tanta coisa em jogo, os primeiros pontos foram nervosos. No primeiro game, Del Potro cedeu a quebra ao cometer duas duplas faltas seguidas. No segundo, porém, foi a vez de Nadal cometer três erros bobos e colocar o rival novamente no jogo. O espanhol seguiu errando mais do que o normal, e o argentino quebrou novamente para abrir 3/1.
Del Potro fez a diferença nos pontos importantes. Salvou break points no quinto e no sétimo games, enquanto Nadal não conseguiu o mesmo quando sacou. O número 2 do mundo, aliás, nem confirmou o serviço no primeiro set. O resultado foi um demorado 6/1 (1h03m) para o visitante.
Nadal não perdia um set em Copa Davis há três anos, e a torcida argentina festejava muito a atuação de seu tenista. Quando Delpo conquistou uma quebra e abriu 40/0 no segundo game do segundo set, a festa era toda da torcida visitante. O argentino, porém, perdeu cinco pontos seguidos e cedeu a quebra, colocando Nadal de volta no jogo.
Del Potro pagaria caro pelo vacilo. Aos poucos, o número 2 do mundo passou a jogar com mais confiança e confirmar seu serviço com facilidade. O sul-americano, por sua vez, precisou salvar um break point no oitavo game. No décimo, porém, não houve jeito. Sacando em 4/5, Del Potro errou uma direita boba e deu um set point ao rival. Nadal capitalizou com um belo forehand, seguido de um smash indefensável. Foi a vez de a torcida explodir em Sevilha.
Com o momento a seu favor, Nadal tomou conta do jogo. O espanhol passou a jogar com mais profundidade em suas bolas e reduziu seu número de erros. Ao mesmo tempo, Del Potro parou de acertar suas potentes direitas. O equilíbrio dos sets anteriores acabou. Nadal perdeu apenas um ponto no saque em todo o quarto set e fez rápidos 6/1.
Del Potro não suportou o ritmo de Nadal (Foto: AP)
Nadal também abriu o quarto set com uma quebra e fez 2/0. Del Potro, desgastado pelas quase 5h de duelo com Ferrer, parecia sem forças para lutar, mas a torcida argentina não parava de cantar. O sul-americano, então, conseguiu uma última reação: quebrou o saque de Nadal, que cometeu dois erros não forçados, e empatou a parcial em 2/2. Mais duas quebras seguiram, e o duelo voltou a ficar equilibrado. Até que Nadal falhou no oitavo game e perdeu o serviço mais uma vez.
Del Potro teve o saque para forçar o quinto set e abriu 30/15, mas cometeu uma dupla falta e, com break point contra, subiu à rede e levou uma passada incrível de Nadal. Foi a última chance do argentino. Novamente, o tenista da casa cresceu, confirmou o game sem perder um ponto sequer e parou de errar. Delpo sacou em 5/5, mas cometeu quatro erros não forçados e perdeu mais uma vez o serviço. Com 6/5, Nadal também sacou para o jogo e bobeou. A decisão só veio no tie-break.
O argentino começou o game com um erro não forçado, e Nadal abriu 3/0 de frente quando uma de suas bolas tocou na fita e caiu do lado do adversário. Del Potro cometeu outros dois erros, e o espanhol foi perfeito. Com uma esquerda vencedora, fez 7/0 e festejou o quinto título espanhol.
Por GLOBOESPORTE.COM
Sevilha, Espanha
0 comentários:
Postar um comentário