DUELO DE GÊNIOS NO MUNDIAL DE CLUBES NO JAPÃO!!!
Mundial tem duelo de gênios após anos "esvaziado"- Neymar e Messi fazem duelo histórico e transformam Barcelona x Santos em confronto de craques.
Quem conquista o mundo?
Messi x Neymar: o maior duelo de todos os tempos no Mundial? (Fotos: Reuters)
Os santistas da velha geração farão uma viagem no tempo na manhã deste domingo. Há 49 anos, um jovem talentoso teve a ousadia de destronar o poderoso Benfica de Eusébio, campeão da Liga dos Campeões, no Mundial. Era Pelé... Hoje, no Japão, outro garoto habilidoso, santista, desafiará o poderoso Barcelona de Messi. Sob olhares atentos de todo o mundo...
Aquele duelo de 1962 era esperado por todos, mas há muitos anos o Mundial, em qualquer formato, não via rivais tão brilhantes. Teve na final times sem craques, como Mazembe (CON), LDU (EQU) e Once Caldas (COL). Antes da década de 90, os brasileiros pouco frequentavam o torneio. Prevalecia a garra dos argentinos e uruguaios.
Mais que Barcelona e Santos, Neymar e Messi se enfrentam em Yokohama. O melhor do Brasil encontra o melhor do mundo. Os melhores no marketing, no faturamento, no poder de decisão e na idolatria... Humilde, Neymar evita particularizar o duelo. É coletivo...
– Não é Neymar contra Messi, o jogo será entre Santos e Barcelona. Cada um representando sua equipe.
Nem o confronto de Messi com o compatriota Verón, em 2009, na final entre Barcelona e Estudiantes, parou o mundo. Hoje, até às 10h30, é Neymar x Messi. A rivalidade com os hermanos é uma pitada a mais na decisão. Neymar mobiliza torcidas de todo o Brasil. Messi, da Argentina...
Palermo e Kaká, em 2007, Pato e Ronaldinho, em 2006. Nada se compara ao segundo encontro entre Neymar e Messi no campo. Pela Seleção, no ano passado, o brasileiro levou a pior e viu o rival decidir.
– Ele era o melhor do mundo, e naquela partida mostrou o porquê...
Hoje, Neymar pode dar grande passo para alcançar Messi. Para isso, terá de parar o melhor. Ousadia e alegria são armas em busca do título.
Duelos históricos dos Mundiais
Pelé x Eusébio (1962)
Bicampeão da Liga, o Benfica de Eusébio era favorito. Não avisou Pelé. No Maraca, o Rei fez dois na vitória por 3 a 2. A confiança dos portugueses era tamanha que já vendiam ingressos para o desempate. Resultado: Peixe 5 a 2 em Lisboa, três de Pelé.
Jairzinho x Beckenbauer (1976)
O Bayern de Munique do capitão Beckenbauer jogava de vermelho, mas poderia muito bem estar de branco: era a base da seleção alemã recém campeã do mundo. Assim, apesar do forte Cruzeiro de Jairzinho, Piazza e Palhinha, o Kaiser levou: 2 a 0.
De León x Romário (1988)
Já veterano, o ídolo do Grêmio De León liderou o Nacional pela segunda vez ao título da Libertadores. Contra o PSV de Romário, no Mundial, empate emocionante em 2 a 2 e gol do baixinho. Nos pênaltis, dez batidas para cada: 7 a 6, título dos uruguaios.
O primeiro (e único) encontro entre os craques
Argentino decisivo!
O esperado duelo entre Neymar e Messi na final do Mundial não será o primeiro encontro dos craques em campo.
Em 2010, os dois participaram de um fraco amistoso entre Brasil e Argentina, em Doha (QAT). E o argentino decidiu. Mesmo sem uma atuação memorável, Messi brilhou aos 46 do segundo tempo. Numa bola roubada no meio de campo, erro de Douglas, recebeu o passe da direita, driblou os zagueiros e chutou cruzado com o pé esquerdo. Gol com a cara de Messi e que selou a vitória hermana. Se Neymar não conseguiu ser tão brilhante quanto o rival de hoje, ao menos buscou alternativas. Tentou tabelas e foi o jogador mais perigoso do ataque formado por ele, Robinho e Ronaldinho Gaúcho.
Confira a lista de grandes duelos na história do Mundial
2011: Neymar x Messi - Santos x Barcelona
2009: Verón x Messi - Estudiantes (ARG) x Barcelona
2007: Palermo x Kaká - Boca Juniors (ARG) x Milan (ITA)
2006: Pato x Ronaldinho - Internaiconal x Barcelona
2005: Rogério Ceni x Gerrard - São Paulo x Liverpool (ING)
2001: Riquelme x Kahn - Boca Juniors (ARG) x Bayern Munique (ALE)
2000: Riquelme x Figo - Boca Juniors (ARG) x Real Madrid (ESP)
1998: Juninho x Raúl - Vasco x Real Madrid (ESP)
1996: Francescoli x Zidane - River Plate (ARG) x Juventus (ITA)
1993: Muller x Baresi - São Paulo x Milan (ITA)
1992: Raí x Stoitchkov - São Paulo x Barcelona
1988: De León x Romário - Nacional (URU) x PSV (HOL)
1981: Zico x Dalglish - Flamengo x Liverpool (ING)
1980: Rodolfo Rodríguez x Shilton - Nacional (URU) x Nottingham Forest (ING)
1976: Jairzinho x Beckenbauer - Cruzeiro x Bayern de Munique (ALE)
1968: Bilardo x Bobby Charlton - Estudiantes (ARG) x Manchester United (ING)
1962: Pelé x Eusébio - Santos x Benfica (POR)
Alexandre Lozetti e Daniel Romeu
Publicada em 17/12/2011 às 21:01
São Paulo (SP)
0 comentários:
Postar um comentário