WEIDMAN X SPIDER: REVANCHE IMEDIATA NÃO COSTUMA FAVORECER EX-CAMPEÕES!!!
Weidman x Spider: revanche imediata não costuma favorecer ex-campeões
Na história do Ultimate, lutador que perde o título geralmente não o recupera na luta seguinte. Somente Randy Couture conseguiu tal feito, contra Belfort
O invicto Chris Weidman já é um desafio e tanto para Anderson Silva, mas o passado mostra que a missão do brasileiro historicamente não será nada fácil. Entre todos os campeões derrotados que tiveram a chance de recuperar o título exatamente na luta seguinte, em uma revanche imediata, somente um teve êxito: Randy Couture. O americano, então dono do cinturão meio-pesado, enfrentou Vitor Belfort em janeiro de 2004 e perdeu por nocaute técnico (um pedaço da luva de Vitor bateu no olho do rival, causando um ferimento que o impediu de lutar). Em agosto do mesmo ano, Couture deu o troco também por nocaute técnico e recuperou o posto de número 1 da categoria.
Em outras três oportunidades, o novo campeão conseguiu manter o título quando a revanche foi logo na sequência. Foi o caso de Tim Sylvia x Andrei Arlovski. O bielorusso era o campeão do peso-pesado em 2006, mas perdeu o título para o americano em abril e foi derrotado novamente por Sylvia em julho. Eles já se enfrentaram em outras duas oportunidades, em situações distintas.
(Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Frankie Edgar esteve envolvido em três revanches imediatas em disputas de título do peso-leve. A primeira delas foi com BJ Penn. Edgar tomou o cinturão de BJ em abril de 2010 em uma luta com resultado contestado. Por causa da polêmica, o Ultimate marcou outro duelo entre ambos, e o novo campeão ratificou o seu posto de número 1, novamente vencendo por pontos.
Contra Ben Henderson, entretanto, Frankie Edgar não se deu bem. Ele perdeu o título dos leves em fevereiro de 2012 e, como o resultado mais uma vez foi contestado, ganhou nova oportunidade. Bendo novamente venceu.
Entre Ben Henderson e BJ Penn, Frankie Edgar esteve envolvido em outra revanche imediata, mas em uma situação completamente diferente. Contra Gray Maynard, o Ultimate foi obrigado a remarcar uma luta entre ambos depois que a disputa de título em janeiro de 2011 terminou empatada. Na segunda, Edgar não deixou dúvidas e nocauteou o adversário no fim do quarto round. Neste caso, o campeão foi mantido em confronto contra um lutador que nunca fora dono do cinturão antes.
A outra vez em que a organização concedeu uma revanche imediata a um desafiante foi com Lyoto Machida e Maurício Shogun. Em outubro de 2009, Lyoto era o campeão e venceu Shogun por pontos. Foi mais um resultado que não agradou a muitos fãs e especialistas. Com o segundo duelo marcado, Shogun deu o troco batendo o compatriota por nocaute no 1º round, em maio de 2010.
Para Anderson Silva, a revanche imediata foi concedida pelo Ultimate não porque o resultado contra Chris Weidman possa ser contestado. O nocaute aplicado em cima do brasileiro não deixou margem para dúvidas, mas a organização levou em conta todo o passado de recordes e domínio do Spider no peso-médio. No dia 28 de dezembro, em Las Vegas (EUA), o mundo saberá se Weidman merece permanecer com o título. A conferir.
O Combate transmitirá ao vivo e com exclusividade o UFC 168 no próximo dia 28 de dezembro, direto de Las Vegas, a partir de 21h30m (de Brasília). Na véspera, a pesagem será exibida também a partir de 21h30m e, às 22h30m, será transmitido um especial ao vivo de Las Vegas. O Combate.com fará a cobertura do evento na íntegra em Tempo Real, e transmitirá em vídeo a primeira luta do card preliminar, entre Robbie Peralta e Estevan Payan. A TV Globo transmitirá as principais lutas do evento, por força contratual, com atraso de 30 minutos.
UFC 168
28 de dezembro de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Chris Weidman x Anderson Silva
Ronda Rousey x Miesha Tate
Josh Barnett x Travis Browne
Jim Miller x Fabrício Morango
Dustin Poirier x Diego Brandão
CARD PRELIMINAR
Chris Leben x Uriah Hall
Gleison Tibau x Michael Johnson
Dennis Siver x Manny Gamburyan
John Howard x Siyar Bahadurzada
William Patolino x Bobby Voelker
Robbie Peralta x Estevan Payan
Por Adriano Albuquerque e Klima Pessanha Rio de Janeiro
23/12/2013 08h05 - Atualizado em
0 comentários:
Postar um comentário