BRASIL CONQUISTOU OURO NO VOLEI MASCULINO E É BI NO PAN!!!
Brasil conquista o bi seguido no vôlei masculino- Campeã no Rio-2007, Seleção Brasileira venceu Cuba na grande final nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara
Lipe comemora ponto importante na partida (Foto: Luiz Pires/Vipcomm)
Mesmo sem o técnico Bernardinho e seus principais jogadores, a Seleção Brasileira masculina de vôlei conquistou o bicampeonato pan-americano de forma invicita. Campeão no Rio-2007, o Brasil fez um bom jogo na decisão em Guadalajara e venceu Cuba, por 3 sets a 1, parciais de 25-11, 24-26, 25-18 e 25-19, no Complexo Pan-Americano de Vôlei. A vitória brasileira foi o troco pela derrota na decisão do Pan de Winnipeg-1999.
Na disputa pelo bronze, a Argentina sofreu para derrotar o México, por 3 sets a 2, parciais de 25-18, 22-25, 20-25, 25-22 e 15-13.
A fim de preparar melhor a Seleção para disputa em novembro da Copa do Mundo, torneio que dá três vagas na Olimpíada de Londres-2012, Bernardinho preferiu ficar no Brasil treinando os principais jogadores da equipe. O grupo que foi ao México é composto, em sua maioria, por atletas jovens e comandado pelo auxiliar técnico Rubinho.
Com bons ataques, o Brasil abriu 3 a 0, mas viu Cuba reagir. Essa reação, no entanto, parou quando Wallace Souza foi para o saque. Ele somou dois aces consecutivos e ainda viu sua equipe marcar outros pontos de ataque, bloqueio e em erros do adversário. Quando os cubanos conseguiram quebrar a sequência, a Seleção já vencia por 10 a 4.
O levantador Bruninho distribuía bem o jogo, o que fazia com que as jogadas do Brasil fluíssem com facilidade pelas pontas e pelo meio. Com isso, as duas equipes foram para o segundo tempo técnico do set com a Seleção vencendo por 16 a 7.
Com o Brasil procurando sacar sempre em León para dificultar a vida do craque cubano, a vantagem foi aumentando. Mais concentrado, bem na defesa e aproveitando a maioria dos contra-ataques, a Seleção fechou a primeira parcial em 25 a 11.
Depois de um primeiro set impecável, o Brasil caiu de ritmo no segundo. E Cuba se aproveitou disso para largar na frente. Mas com o ponteiro Wallace Souza em noite inspirada, a Seleção evitava que os cubanos se distanciassem no placar.
Até que León começou a aparecer mais na partida e Cuba fez 20 a 16. Mas com erros cubanos, ponto de saque de Thiago Alves e com Wallace Martins entrando bem no jogo, a disputa ficou empatada em 22 a 22. Em seguida, a equipe de Rubinho passou à frente, fez 24 a 23 e só não fechou o set porque Lipe desperdiçou um contra-ataque.
Com isso, Cuba ganhou moral e contou com erro da defesa brasileira e virou em ataque de Sandoval Mesa. Logo depois a recepção da Seleção foi falha, a bola voltou para o lado cubano e o levantador Hierrezuelo procurou León. O astro de Cuba não decepcionou e converteu o ataque, levando sua equipe à vitória por 26 a 24.
O terceiro set começou equilibrado, mas o Brasil, com um repertório de jogadas mais vasto, conseguiu abrir dois pontos de vantagem. As duas equipes cometiam muitos erros, com direito a invasão de ambos os lados. Mas Cuba soube recuperar a tranquilidade e empatou em 12 a 12 em ataque de Hernandez.
Mas o Brasil retomou a dianteira no placar e abriu novamente dois pontos de diferença (15 a 13) em ataque para fora de León. Com os dois wallaces muito bem na partida, a Seleção foi ampliando sua vantagem até fechar em 25 a 18.
No quarto set, Cuba veio com tudo para tentar levar a decisão para o tie break. Forçando o saque, os cubanos colocaram dois pontos à frente. Mas com Wallace Souza muito bem não só no ataque, mas também no serviço, o Brasil empatou em 4 a 4 e, logo depois, virou a parcial.
Nesse momento importante na partida, coube ao experiente meio de rede Gustavo comandar a garotada. Com bloqueio em cima de León e ponto de saque, o central deu moral aos demais jogadores. Logo depois foi a vez de Wallace Souza bloquear León. Mais tranquilo, e se aproveitando do desespero cubano, o Brasil administrou o placar até garantir a medalha de ouro.
LANCEPRESS!
Publicada em 30/10/2011
Guadalajara (MEX)
0 comentários:
Postar um comentário