PORTUGUESA VENCE AMERICANA E VOLTA A SÉRIE "A"!!!
No estilo "vira", Lusa vence Americana e volta à Série "A" nacional- Equipe saiu perdendo, mas conseguiu vencer o jogo por 3 a 2; acesso coroa campanha e futebol "de Série A" da Portuguesa
Jogadores da Portuguesa comemoram gol contra o Americana (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
A justiça foi feita! A seis rodadas do fim da Série "B", a Lusa, equipe com mais "futebol de Série A" da Segundona, venceu o Americana por 3 a 2 neste sábado, no Estádio Décio Vitta e enfim garantiu seu anunciado retorno à elite do futebol brasileiro.
O acesso está garantido porque, com a vitória, a Portuguesa foi a 67 pontos, permaneceu na liderança e não pode mais ser alcançada pelo Sport, quinto colocado, que perdeu do Goiás por 1 a 0, ficando a 19 pontos de distância da líder, com apenas 18 em disputa.
A folga de seis rodadas (assim como fez o Corinthians em 2008) só veio consolidar a boa campanha da Portuguesa, que igualou a marca do Timão na melhor campanha do primeiro turno da Série "B" na era dos pontos corridos. Não por acaso a equipe ficou conhecida como "Barcelusa".
E que paradoxo para o torcedor da Lusa! Se nos últimos anos o acesso escorreu pelos dedos da equipe rubro-verde (faltou à Lusa um ponto em 2010 e três em 2009), desta vez ele vem com folga para a equipe já planejar a Série "A". Resta agora à equipe do Canindé almejar o título da Série "B". Com o resultado, o Americana permanece na quarta colocação com 50 pontos.
E o jogo do acesso ficará marcado na memória dos torcedores lusitanos. No melhor estilo do "vira", a Portuguesa saiu perdendo, com o gol de Válber, mas conseguiu vencer a partida mesmo após estar duas vezes em desvantagem no placar. Que acesso da Lusa!
Lusa se frustra na primeira etapa
Para quem esperava diante do Americana uma Lusa incisiva, buscando os três pontos que consolidariam o acesso à Série "A", se frustrou: durante quase todos os 45 minutos iniciais foi a equipe da casa quem partiu para cima e acuou a equipe rubro-verde. Bem postada defensivamente, com praticamente a linha de defesa toda plantada anulando o ataque da Lusa, o Americana trocava bons passes no e não encontrava oposição dos volantes rubro-verdes.
O resultado foi um período de pressão total do Águia. Válber, livre, no meio insistiu, insistiu, até que colocou sua equipe em vantagem em um gol desviado. O time da casa seguia acuando a Lusa, mas levou o gol de empate. Após cobrança de falta de Marco Antonio, Léo Silva desviou para a própria meta e deixou tudo empatado.
Com o gol de empate, a Lusa melhorou no jogo, principalmente por conseguir se livrar da marcação implacável no ataque. A equipe rubro-verde ensaiou boas jogadas, conseguiu trocar bons passes, mas só enquanto o Americana sentiu o golpe do gol de empate.
Quando se recuperou, foi melhor na partida e, aos 47, foi recompensado com o gol de Marcinho que deixou o Águia novamente em vantagem.
Lusa melhora e garante a Série "A"
Na segunda etapa, porém, a Portuguesa mudou de postura. Apesar de um início forte do Americana, a Lusa aos poucos foi dominando a partida e criando boas oportunidades. Aos 13, em uma boa jogada na linha de fundo, Ananias cruzou para Marco Antonio, que matou no peito, limpou a marcação e fez o gol de empate da equipe do Canindé.
Com mais mobilidade no ataque, a marcação do Americana não mais conseguiu acompanhar os homens de frente da Portuguesa. Aos 21, Ivo fez para a Portuguesa que conseguiu, enfim, estar em vantagem pela primeira vez na partida.
Na sequência, porém, o que se viu foi um verdadeiro "abafa" do Americana, que tentou, lutou pelo gol de empate, mas não teve jeito.
A festa era da Lusa, do retorno à Série "A" após três anos!
Próximos jogos
A Lusa voltará a campo na próxima sexta-feira, às 20h30, quando enfrentará a vice-líder Ponte Preta no Canindé. Já o Americana fará seu próximo jogo contra o Criciúma, na próxima terça-feira, às 20h30, no Décio Vitta.
FICHA TÉCNICA
Estádio: Décio Vitta, em Americana (SP)
Data/hora: 22/10/2011, às 16h20
AMERICANA 2 X 3 PORTUGUESA
GOLS: "Válber, 21'1ºT (1-0); Marco Antonio, 13'2ºT (2-2) e Ivo, 21'2ºT (2-3) / Léo Silva (contra), 27'1ºT (1-1) e Marcinho, 47'1ºT (2-1)"
AMERICANA: Jaílson, Paulo Sérgio, Jorge Luiz, Thiago Gomes e Magal; Alê, Léo Silva, Válber e Fumagalli (Jonatas, 30'/2ºT); Marcinho (Danilo, 17'/2ºT) e Clodoaldo.
- Técnico: Roberto Fernandes.
PORTUGUESA: Weverton, Luís Ricardo, Leandro Silva, Rogério (Renato, 20'/1ºT) e Marcelo Cordeiro; Guilherme, Rai (Ivo, intervalo), Marco Antônio e Henrique; Ananias (Lucas Gaúcho, 34'/2ºT) e Edno.
- Técnico: Jorginho.
Árbitro: Marcelo Aparecido Souza
Auxiliares: Emerson Augusto Carvalho e Danilo Ricardo Simões Manis
Renda/público: Não disponíveis
Cartões amarelos: Alê, Paulo Sérgio e Válber (AME); Guilherme, Luis Ricardo, Rai e Rogério (POR);
LANCEPRESS!
Publicada em 22/10/2011
São Paulo (SP)
0 comentários:
Postar um comentário