ENTREVISTA COM "JURANDI JÚNIOR"!!!
JURANDI JÚNIOR (Superintendente de Futebol do Leão)Formado em ciências contábeis pela UNIFOR, José Jurandi Junior (39 anos), iniciou sua carreira no Futebol Profissional, em 1996, na equipe do Uniclinic, após um convite do Presidente Vanor Cruz, prontamente atendido pelo mesmo. Atuou por cerca de 17 anos no Futsal cearense, nas equipes do Ideal Club, Diários, BNB, Seleção Cearense e outras. Atualmente exerce a função de Superintendente de Futebol do Fortaleza E.C, em que trabalhou de 1998 a 2004.
CONFIRA A ENTREVISTA
Em suas passagens, pelos clubes do futebol cearense, Jurandi Junior conquistou títulos importantes como: Campeão Cearense pelo Fortaleza em 2000/2001/2003/2004; Vice-campeão Brasileiro da Série "B" pelo Fortaleza e conseqüentemente o acesso à Série "A"; Campeão Cearense pelo Ceará em 2006; Acesso à Série "A" em 2009, pelo Ceará, após 19 anos sem disputar o campeonato brasileiro da primeira divisão.
Em conversa com o Artilheiro.com.br, Jurandi relatou vários assuntos da sua vida profissional.
Confira a entrevista:
Artilheiro - Como despertou em você o desejo em trabalhar no futebol e quem o convidou?
- Jurandi Júnior – Era treinador amador do Uniclinic e em uma conversa com o presidente Vanor Cruz o mesmo me convidou para assumir a gerência de futebol do clube. Prontamente aceitei e em 1996 iniciei os trabalhos sendo presenteado pelo acesso do time à primeira divisão do campeonato cearense.
Artilheiro - Como você chegou ao Fortaleza e quem lhe convidou para trabalhar naquela agremiação?
- Jurandi Júnior – Em 1998 o então presidente Leonel Alencar assumiu o clube e me fez o convite para assumir a gerência de futebol lembrando que o time não conquistava um título há 05 anos e estava na terceira divisão do futebol brasileiro.
Artilheiro - Quais os principais problemas, dificuldades enfrentadas naquela fase ruim do Fortaleza quando você chegou?
- Jurandi Júnior – O clube se encontrava numa situação complicada, sem credibilidade, sem uma estrutura adequada para o trabalho e com questões internas totalmente desfavoráveis. Foi muito difícil aquela fase, porém, com muito trabalho conseguimos mudar as coisas.
Artilheiro - Você acredita que com a sua chegada ao Fortaleza, naquele momento difícil, possibilitou uma melhoria nas condições para que o clube saísse daquela situação?
- Jurandi Júnior – Na verdade foi um conjunto de coisas. O presidente Leonel Alencar soube aglutinar todas as alas existentes no clube, juntamente com todo grupo diretivo conseguiram iniciar uma reestruturação no clube. Ressalto também que na época existia um grupo forte que garantiu uma sustentação ao Fortaleza, composto por Ribamar Bezerra, Paulo Magalhães e João Quevedo. Lógico que também dei minha contribuição para que tudo corresse bem.
Artilheiro - Como você conseguiu toda essa abertura, contatos pelo futebol brasileiro, em outros clubes por aí afora, como você conquistou tudo isso?
- Jurandi Júnior – Tudo isso foi pelo fato de ter trabalhado nos dois maiores clubes do futebol cearense, buscando sempre conquistar a confiança dos profissionais do futebol brasileiro.
Artilheiro - Fale um pouco como você vê o momento do futebol cearense e brasileiro?
- Jurandi Júnior – Em relação ao futebol cearense observo que mesmo com todas as dificuldades continua crescendo, pelo fato também de termos no comando, das três maiores equipes do nosso futebol, pessoas sérias com visão futurística buscando defender suas instituições e procurando o crescimento em um todo. No cenário brasileiro vejo ainda uma desigualdade muito grande, prevalecendo muitas vezes à lei do mais forte.
Artilheiro - Você esteve há pouco tempo no futebol paulista. Porque você decidiu retornar ao futebol cearense e quem lhe convidou?
- Jurandi Júnior – Passei 80 dias no Botafogo-SP, dias de muito trabalho, que encontrei por lá. Aquela agremiação enfrenta muitas dificuldades, porém, em pouco tempo conseguimos implantar uma filosofia nova no futebol profissional, buscando valorizar o patrimônio do clube. Conseguimos agregar todos, presidente, diretoria, conselheiros e ai a coisa começou a fluir. Reformamos a recepção do estádio, criamos a academia do clube, sala de imprensa, departamento de futebol e departamento médico. O mais importante foi sem dúvidas a experiência adquirida fora do estado do Ceará e podermos plantar uma semente para colher no futuro. Meu retorno ao Fortaleza nasceu de um convite do então presidente Paulo Artur e do diretor de futebol Rochinha. Decidi voltar e apostar na força da torcida e do clube, além da saudade de meus familiares.
Artilheiro - Será que pode citar quais os clubes que você tem contatos, no cenário brasileiro, e os grandes amigos que fez no futebol?
- Jurandi Júnior – Realmente fiz muitos amigos no mundo do futebol e posso citar alguns que me vem à mente nesse momento: Mário Silvio, gerente de futebol do Vitória-BA; Gil, supervisor do Treze-PB; Felipe Ximenes, gerente de futebol do Coritiba-PR; Damiane, gerente de futebol do Atlético-PR; Anderson Barros, gerente de futebol do Botafogo-SP, dentre outros.
Artilheiro - Seu principal objetivo no momento dentro da sua função?
- Jurandi Júnior – Quero lembrar a princípio da importância de uma instituição e aqueles que abdicam família, negócios, amigos, enfim, em detrimento a uma paixão. Acredito ‘que a bola não entre por acaso’, somente colocando a instituição acima de tudo e todos. Deve-se buscar uma interação entre dirigentes, funcionários, atletas, comissão técnica, imprensa, torcida, etc. assim diminuiremos as dificuldades no futebol. Mais uma vez espero ser agraciado por Deus, com mais um acesso, pelo clube que me projetou no futebol.
Artilheiro – Sua perspectiva para esse ano no futebol e na sua profissão?
- Jurandi Júnior – Sei da responsabilidade que temos como profissional, mais tenho a convicção que o trabalho do presidente Osmar Baquit, com o apoio de todos, no final do ano de 2011, seremos reconhecido e conquistaremos nossos objetivos.
Artilheiro – Uma mensagem para todos os que militam no futebol, para as crianças e jovens que buscam um espaço no mundo futebolístico!
- Jurandi Júnior – Que todos tenham convicção e seus próprios conceitos. Procurem sempre ser justos, buscando a falar e viver a verdade. Que essa juventude acredite no futebol sabendo que tudo é possível. “A bola não entra por acaso”.
Everaldo Baima
19/05/2011
0 comentários:
Postar um comentário