TITE: "PREFIRO ANCELOTTI A MOURINHO E GUARDIOLA" !!!
Tite diz que prefere Ancelotti a José Mourinho e Guardiola: "Mais sóbrio"
Técnico do Corinthians explica que tem o treinador do Real Madrid como um espelho, garante que os outros dois são "mais estrelas" e que evoluiu após papo com o italiano
"Seleção SporTV" de segunda-feira, o gaúcho colocou o italiano à frente dos comandantes do Bayern de Munique e do Chelsea, respectivamente. O treinador do Corinthians visitou o Real Madrid em 2015 e acompanhou o trabalho do italiano, que também já comandou Milan, Juventus, PSG e Chelsea.
Nem Pep Guardiola nem José Mourinho. Na opinião de Tite, o grande exemplo a se seguir no futebol europeu é Carlo Ancelotti. No
- Ele é o modelo do profissional europeu que gosto, porque é um cara mais sóbrio. Vou pegar os três que vejo como importantes: Mourinho, Guardiola e Ancelotti. Ele é o mais sóbrio, o mais simples. Os outros são mais estrelas. Um (Mourinho) com uma concepção de futebol de muito contra-ataque e sem posse de bola. Outro (Guardiola) de muita posse, que agora está mudando um pouco no Bayern, mas que no Barcelona tinha muito, mas sem contundência, sem verticalizar e ir para o gol. Mourinho e Ancelotti são mais rodados, têm mais tempo, enquanto o Guardiola faz o segundo trabalho dele. Vejo o Ancelotti como um exemplo a ser seguido porque consegue ser efetivo defensivamente (...). Eu me espelho mais nele. E meu espelho está na seleção de 82, no Ênio Andrade no Rio Grande do Sul. São exemplos que tenho na minha cabeça - disse.
Invicto na temporada após 16 jogos no Paulistão (12 vitórias e quatro empates) e quatro na Taça Libertadores (só vitórias), o treinador admite que voltou melhor do seu ano sabático, quando apenas estudou e fez acompanhamentos de trabalhos na Europa.
- Hoje é (um Tite) mais seguro das informações que tem, dos conhecimentos que tem, que tem mais informações, melhorou no treinamento, na metodologia, ficou mais convicto que a intensidade do treinamento e concentração tem de ser alta. E nos trabalhos ofensivos, de fazer ultrapassagem, de agredir espaços, de dar apoio à profundidade, está mais exigente - disse o treinador, que explicou ainda o motivo da sua melhora.
- Com o acompanhamento de trabalhos específicos em times de alto nível que proporcionam principalmente as movimentações ofensivas. Com conhecimento das posições e funções do 4-1-4-1. Não tinha total conhecimento em termos ofensivos, fui procurar aprender. Fui ver literatura e interagir com Carlo Ancelotti, que abriu as portas do Real para conversar, apesar do sistema do Real Madrid quando ataca ser 4-3-3, porque são dois jogadores de velocidade pelo lado. Eles se defendem com duas linhas de quatro e dois atacantes. Buscar conhecimentos. Com informação na mão, a gente começa a trabalhar de acordo com o que se acredita.
Admirador declarado do esquema 4-1-4-1, o treinador afirma que sua inspiração veio dos jogos da Copa do Mundo de 2014.
- Acompanhei vocês (SporTV) vendo a França e a Alemanha jogar e me isso encantou, me fascinou. Ela trabalha com três meio-campistas centrais. Falar da Alemanha é fácil: Schweinsteiger, Khedira pela direita e Toni Kroos na esquerda. Três pensadores e construtores. Um de velocidade e agudo, que é Müller, pelo lado, e Özil, de articulação e flutuação, pelo outro, com o pivô Klose. E linha de quatro montada. Que ele ajeitou depois, porque começou com Boateng de lateral-direito. Depois ele veio para dentro e foi o Lahm para o lado. A equipe se consolidou e construiu durante a Copa. E eu tinha visto antes a França jogar. Ela enfrentou a Ucrânia e precisava vencer com três gols de diferença e demonstrou transição rápida e muita velocidade. Tinha Matuidi, Pogba e Cabaye no meio-campo. Tinha Valbuena que fazia flutuação e Griezmann, um agudo, pelo outro lado. Com Benzema na frente, um jogador que é pivô, mas é móvel e inteligente. E essas duas equipes encantaram a mim e a todo mundo - destacou.
Tite volta a comandar o Timão quinta-feira contra o San Lorenzo, na Arena Corinthians, pela Taça Libertadores. No domingo, o Alvinegro enfrenta o Palmeiras pela semifinal do Campeonato Paulista, mais uma vez em Itaquera.
Tite demonstra grande admiração por Carlo Ancelotti, do Real Madrid (Foto: Sergio Gandolphi)
- Atualizado em
0 comentários:
Postar um comentário