ÓTICAS MURILLO !!!

ÓTICAS MURILLO !!!
EM TODOS SENTIDOS, CUIDANDO DA SUA VISÃO !!!

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"
... ACREDITE ...

NOS ACOMPANHAM !!!

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

CALENDÁRIO NACIONAL X CALENDÁRIO ESTADUAL!!!

Calendário Nacional x Calendário Estadual

Uma questão que merece detida reflexão antes de qualquer opinião


A Copa 2104 exigirá uma reengenharia das federações estaduais

Benê Lima,  radialista, membro do
Conselho  do  Desporto, presidenteda   Liga   Cearense   de   Futebol
Feminino,   Ouvidor   da   FCF    e
membro do Conselho de Leitores
do jornal O Povo. 
Diz um diretor de um dos nossos maiores jornais, que comentar não tem a complexidade de analisar. Segundo o mesmo, para comentar basta que se tenha uma opinião. E opinião qualquer um a tem. Difícil, continua, é analisar, uma vez que para se fazer uma análise consistente e embasada há que se conhecer a matéria, o tema, o assunto, o que seja.

Vejo um sem número de pessoas emitindo as mais diversas opiniões, muitas das quais sem o mínimo critério ou quase nenhum conhecimento. Mas é melhor que seja assim pelo bem da democracia, do que nos sintamos amordaçados pela ideia do pensamento único e do consenso preestabelecido.

Calendário, seja nacional e até mesmo estadual, é sempre um tema complexo, posto que envolve planejamento, conexões intrincadas, observância a direitos, cumprimento de obrigações, deveres e compromissos formais, informais e éticos. Ademais, é necessário que se pense nas implicações de tudo isto e na distribuição de equidade entre todas as partes envolvidas, tais como as entidades de administração do futebol, as entidades de prática desportiva e, por fim, os torcedores.

Ao iniciarmos o planejamento do futebol cearense para o próximo ano, é importante não esquecermos que 2014 será um ano atípico não só para o futebol cearense, mas também para o futebol brasileiro. Com a supressão de algumas datas, impõe-se o desafio de um novo planejamento, que leve em conta a redução de datas em relação aos Estaduais, bem como o período de paralisação dos campeonatos nacionais que estejam em atividade, particularmente as Séries A e B do Brasileirão.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Parte do Calendário da CBF que prevê os Estaduais e a respectiva legenda



 
 
 
     
É inegável a complexidade do tema, reitero, mas há saídas honráveis e legais, sem que precisemos ferir regulamentos, sem viradas de mesa e sem que forjemos fórmulas inescrupulosas. Tendo em vista que a alteração do Calendário Nacional constitui um ato superveniente gestado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), eis que daí emerge a justificativa plausível e juridicamente aceitável da adequação dos calendários estaduais ao nacional, como rendição a um pressuposto da hierarquia organizacional do futebol brasileiro. Nada mais natural. Eis, pois, o problema e a saída para ele, sem que coloquemos em cheque a nova ordem do futebol nacional.

Benê Lima
E-mail: benecomentarista@gmail.com
Twitter: twitter.com/BeneLima1
Facebook: facebook.com/benelima
Blog: blogdobenelima.blogspot.com
Twitter: twitter.com/CiadoEsporte1

0 comentários:

POSTAGENS MAIS VISITADAS!!!

SITE (s)

MARCADORES-Labels

ARACATI X TRAIRIENSE - Sub 20 Cearense 2011