CEARÁ X FORTALEZA, APENAS O 2º ENCONTRO !!!
Apenas o 2º encontro
28.02.2015
Após empate, Fortaleza e Ceará fazem jogo de número 2 numa série de quatro confrontos em 20 dias
Sempre que Ceará e Fortaleza medem forças, há expectativa por um vencedor, de que haja uma torcida triunfante. Se no primeiro clássico do ano, em 4 de fevereiro, deu empate (1 a 1 pela Copa do Nordeste), chances não faltarão para que tenhamos vencedores em breve. Afinal, às 18h deste sábado, no Castelão haverá o segundo "round" de pelo menos mais dois duelos entre os ferrenhos rivais nos próximos vinte dias.
Hoje, o duelo vale pela 3ª rodada da 2ª Fase do Campeonato Cearense, mas no dia 8 acontecerá a partida de volta e no dia 18, o último duelo da 1ª Fase da Copa do Nordeste, que pode valer uma vaga de fase para um dos dois, ou quem sabe, para ambos.
O confronto de número 2 é tão decisivo quanto os que virão. Isso se dá pela especificidade da 2ª fase do Estadual, que dura apenas seis jogos e não conta com confrontos diretos entre os times do mesmo grupo, momento em que avançam os dois primeiros entre três às semifinais.
Como o confronto de logo mais vale pela 4ª rodada e na seguinte os dois já se enfrentam de novo, restariam apenas mais duas partidas para o fim da 2ª Fase.
Neste momento, ambos somam quatro pontos - o Alvinegro lidera o grupo B2 e o Leão é o vice-líder do B1. Portanto, um vencedor pode ficar em boa situação tendo em vista a classificação e chegara "de boa" ao terceiro ato do confronto. Já o derrotado deve ter um caminho bem mais tortuoso nos próximos jogos.
Território
Por tudo que envolve o clássico, vencer significa demarcar 'território' ante o rival e sair em vantagem psicológica para os confrontos seguintes. Alvinegros e Tricolores ressaltaram a importância de um triunfo neste sábado.
"Queremos uma vitória para mostrar a confiança no trabalho que está sendo feito e este jogo deve ser bem diferente do outro. Queremos ser os protagonistas desta vez, já que o esquema tático anterior não funcionou bem. Foi bom para entender melhor nosso adversário, já que nos próximos 20 dias os enfrentaremos três vezes", disse o vice-presidente alvinegro Robinson de Castro.
Silas Pereira promete um Ceará pronto para vencer, seja qual for a estratégia adotada pelo rival
FOTO: BRUNO GOMES
O técnico alvinegro Silas também levantou a bola do jogo. "É briga de cachorro grande. Será só um dos duelos decisivos e precisamos mostrar nossa força, respeitando o rival".
O tricolor Nedo Xavier, de seu lado, largamente elogiado pela armação do empate em 1 a 1 do clássico passado, opina: "(o confronto de hoje) é outro jogo, uma situação diferente e todos sabemos da capacidade do Silas".
Confirmado para a partida, o goleiro leonino Deola se disse pronto. "Só posso estar motivado. Vamos jogar num grande estádio como esse e com muitos torcedores. Nosso time sofreu mais com as lesões do que nosso adversário, mas vamos tentar nos superar".
Promessa de um Vovô mais 'pegador'
O técnico Silas definiu nessa sexta-feira pela manhã a formação que o Ceará utilizará no Clássico-Rei, baseados nos ensinamentos do duelo anterior, o empate em 1 a 1 pela Copa do Nordeste.
Estudando a atuação alvinegra na última partida, que teve como pontos falhos a marcação no meio campo, com os tricolores se sobressaindo no setor, o treinador resolveu dar uma nova cara ao time de Porangabuçu para o clássico. A proposta é congestionar o setor com cinco jogadores, a fim de evitar que o jogo tricolor transite com facilidade.
Os escolhidos para a tarefa são Sandro Manoel, Jean Cléber - mais marcadores - Uillian Correia, Ricardinho - com melhor passe e saída de jogo - e Marcos Aurélio - o único armador.
Técnico comandou um treino no Castelão que pouco revelou sobre suas intenções FOTO: KLEBERA.GONÇALVES
No treino dessa sexta-feira, Silas escalou Tiago no gol e Gilvan na defesa, já que Luís Carlos e Sandro foram poupados. Porém, estes estão relacionados e devem ser titulares hoje.
"Quem não treinou ficou assistindo, pois, de repente, era um titular que só estava descansando. Isso faz até bem para o reserva, pois está treinando e quando entrar a função será aquela. Estamos prontos, seja qual for a estratégia do Fortaleza", concluiu o técnico Silas Pereira.
Nedo adota mistério para confundir rival
Quando se esperava um treino secreto, com uma possível definição da equipe a portas fechadas, o técnico Nedo Xavier, do Fortaleza, comandou apenas um rachão, e de portões abertos, ontem pela manhã, no gramado da Arena Castelão. Com isso, deixou no ar o mistério sobre sua escalação para o
Clássico-Rei.
Foi sob o comando do treinador, em 2012, que o Fortaleza venceu a última partida sobre o Ceará. No último confronto, válido pela Copa do Nordeste, quando houve o empate em 1 a 1, seu esquema tático foi elogiado, mas Nedo descarta comparações, afirmando se tratar de um outro jogo, com outra situação e personagens diferentes.
Já os atletas preferiram destacar as características do palco da partida. "O Castelão torna o jogo mais rápido e favorece o time mais leve, ao contrário do PV, onde a grama impede a bola de rolar mais rápido", comentou o meia Samuel.
O "porém" para os tricolores é que até o momento segue não sendo muito generoso com o clube. Desde que o Castelão foi reformado para a Copa do Mundo, o Leão fez 21 jogos no local, com 6 vitórias, 12 empates e 3 derrotas - aproveitamento de 47,6%.
Vladimir Marques
Repórter
Repórter
0 comentários:
Postar um comentário