ÓTICAS MURILLO !!!

ÓTICAS MURILLO !!!
EM TODOS SENTIDOS, CUIDANDO DA SUA VISÃO !!!

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"
... ACREDITE ...

NOS ACOMPANHAM !!!

domingo, 18 de setembro de 2011

DEFESA ESCORPIÃO!!!

Higuita curte sua vida de aposentado, quer ser político e elogia Rogério Ceni
- Ex-camisa 1 que inspirou uma geração de goleiros a passar a jogar com os pés vive no interior da Colômbia e admira sucesso alcançado pelo ídolo tricolor

Higuita repete a defesa escorpião durante gravação do Esporte Espetacular (Foto: Reprodução/TV Globo)

René Higuita foi um goleiro polêmico, carismático. Não foi por acaso que ganhou o apelido de "El loco". Em uma dessas loucuras eliminou a Colômbia da Copa do Mundo de 1990 ao tentar driblar e perder a bola para o atacante Roger Milla, de Camarões. Em outra, proporcionou um dos momentos mais espetaculares do futebol ao fazer a "defesa escorpião" após o chute de Jamie Redknapp durante um amistoso contra a Inglaterra, em Wembley, em 1995.

Aos 45 anos, Higuita
agora curte a vida de aposentado. Mora na pacata cidade de Guape, perto de Medellín, que tem cerca de 40 mil habitantes. Virou avô, mas segue vaidoso. A grande cabeleira continua. E o ex-goleiro fez cirurgias plásticas - no queixo e nos quadris, além de ter dado uma geral nos dentes, para participar de dois reality shows da televisão colombiana.

Mas será que o jeito louco de ser ficou no passado? Higuita garante que sim. E quer seguir a carreira de político. O interesse veio depois de sua filha ser mal atendida em um posto de saúde. Por isso, promete lutar para ser prefeito de Guape no fim do ano. Com seu estilo arrojado (e meio louco) de jogar com os pés, Higuita inspirou uma geração. Vieram Jorge Campos, Chilavert, Rogério Ceni.

Rogério Ceni
superou esse goleiro colombiano aqui e que ele pode seguir mostrando ao mundo que nós, goleiros, podemos participar mais com os pés e não somente com as mãos."Higuita - Acho que em algum momento quando começou, o Rogério (Ceni) viu ou escutou falar em René Higuita. Então começou a treinar pensando: "se Higuita fez isso então também sou capaz" - acredita.

Higuita não conhece o goleiro tricolor, mas mostra um ar de admiração. Rogério Ceni é o goleiro que mais fez gols em toda a história do futebol. São 103 no total com a camisa do São Paulo. No último dia 7 de setembro, ele atingiu a marca de 1.000 jogos.

- Nunca nos encontramos, mas gostaria de dizer que Rogério Ceni superou esse goleiro colombiano aqui e que ele pode seguir mostrando ao mundo que nós, goleiros, podemos participar mais com os pés e não somente com as mãos
- completou.

Rogério Ceni pode ser considerado uma versão 2.0 do estilo Higuita. Com menos loucura, mais responsabilidade, mais técnica.

- Ele (Higuita) foi um cara ousado na profissão. Talvez com um pouco menos de responsabilidade, porque o futebol colombiano não tem a mesma obrigação que o brasileiro quando vai a uma Copa do Mundo. Acho que eu nunca teria capacidade de fazer coisas que ele fez. Há uma diferença muito grande. Mas ele fez gols de pênalti, de faltas, como eu fiz, e driblava um pouco mais que eu - disse Rogério Ceni.

Higuita fez 41 gols na carreira. Foi campeão da Libertadores em 1989 pelo Nacional de Medellín. A carreira só terminou no início do ano passado, aos 43 anos, jogando pelo Deportivo Pereira, da primeira divisão da Colômbia. Na partida de despedida, o goleiro voltou a fazer a famosa defesa do escorpião, que tanto encantou o mundo da bola. A marca registrada nasceu em 1990 durante uma atuação descontraída em um comercial de um refrigerante colombiano.

- Quando estávamos filmando, o garoto deu uma meia bicicleta e eu devolvi com uma bicicleta invertida. O comercial começou a fazer sucesso por toda a Colômbia, e cada vez que eu ia aos estádios as pessoas me pediam o escorpião. E cinco anos depois, consegui realizar essa jogada em uma partida exatamente como havia sonhado.

Contra a Inglaterra, veio a irreverência. O lance está entre os grandes momentos do futebol. Anos depois, Higuita disse que só arriscou a defesa após ver a marcação de impedimento no lance... "se a bola entrasse, não valeria". Mas alguém é capaz de duvidar que o goleiro não era louco o suficiente para tentá-la durante um jogo?

- Sempre digo que as obras de Deus são grandes. E aquela foi uma obra de Deus, não de René Higuita.

Pela Seleção da Colômbia, jogou 68 partidas, marcou 3 gols e participou apenas da Copa do Mundo de 1990.
Ele fazia parte também do grupo colombiano que encantava o mundo com um futebol alegre e de toque de bola antes do Mundial de 1994. Mas terminou preso por seis meses, em 1993, acusado de participar de um sequestro. Acabou inocentado pela Justiça e recebeu uma indenização de R$ 29 mil na época. Ele não gosta de falar muito do assunto. Assim como a suspensão por doping por causa do uso de cocaína, que o afastou três anos dos gramados.

Higuita queria ter a chance de apagar a imagem negativa da Copa de 1990. O goleiro acabou responsabilizado pela eliminação da Colômbia para Camarões ao perder a bola para Roger Milla.

- O Perea não tinha que ter me devolvido a bola como ele fez. Mas o maior erro foi meu, porque você tem que saber com quem está jogando. E eu sabia que o Perea era muito bom na defesa, mas não tinha muita técnica. Se Milla tivesse tentado roubar a bola limpamente não teria conseguido. Mas ele foi para me fazer falta, foi para acertar meu corpo e conseguiu pegar a bola. Depois daquele lance, pensei: "como é difícil separar o espetáculo do futebol de resultado"
.

Por GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro

0 comentários:

POSTAGENS MAIS VISITADAS!!!

SITE (s)

MARCADORES-Labels

ARACATI X TRAIRIENSE - Sub 20 Cearense 2011

Arquivos LG