ÓTICAS MURILLO !!!

ÓTICAS MURILLO !!!
EM TODOS SENTIDOS, CUIDANDO DA SUA VISÃO !!!

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"
... ACREDITE ...

NOS ACOMPANHAM !!!

domingo, 19 de dezembro de 2010

DOSSIÊ DA UNIFICAÇÃO - Títulos Brasileiros!!!

Dossiê da unificação dá margens para contestação.
- LNET! teve acesso ao documento que pode mudar o futebol brasileiro.

Pelé (Foto) pode ser reconhecido oficialmente como hexacampeão brasileiro.

O dossiê entregue à CBF para a possível unificação dos títulos brasileiros a partir de 1959,
ao qual o LANCENET! teve acesso com exclusividade, trata a imprensa como "a testemunha mais importante" para o reconhecimento da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa como campeonatos nacionais.

O documento afirma que "a cobertura dos jornais deixava claro que a competição dava ao seu vencedor o título de campeão brasileiro". No entanto, uma pesquisa na Biblioteca Nacional do Rio revela que o tema dividiu opiniões (ver quadro).

A proposta do dossiê é de que os títulos da Taça Brasil (1959 a 1968) e do Robertão (1967 a 1970) sejam equiparados aos do Campeonato Brasileiro disputado a partir de 1971. O primeiro, de fato, surgiu como uma competição reconhecidamente nacional. Jornais da época exaltaram sua criação, que teve como objetivo indicar o representante do país na Copa Libertadores (veja abaixo reações da imprensa sobre as competições).

Sobre o primeiro campeão brasileiro
O GLOBO - 20/12/1971 - Sobre o primeiro Brasileiro, em 1971

“O Atlético é o primeiro campeão nacional de clubes, título conquistado justa e merecidamente, ao derrotar por 1 a 0 o Botafogo no Maracanã.”

GAZETA ESPORTIVA - 30/3/1959 - Sobre a primeira Taça Brasil, em 1959
“Foi a vez do E.C. Bahia vencer a Taça Brasil, o primeiro campeonato brasileiro de clubes.”

Opiniões ilustres
JORNAL DO BRASIL - 8/12/1966 - Armando Nogueira, sobre a Taça Brasil de 1966

“O campo enlameado do Pacaembu consagrou, ontem à noite, o grande campeão do Brasil, o Cruzeiro de Tostão, Dirceu lopes, Natal e Raul.”

O GLOBO - 20/12/1971 - João Saldanha, sobre o Brasileiro de 1971
“(...) o primeiro Campeonato Brasileiro de Clubes joga também a primeira pá de cal nos campeonatos de secundária importância e que são disputados deficitariamente (...).”

Brasileiro ou Robertão?
JORNAL DO BRASIL - 11/12/1968 - Sobre o Robertão de 1968

“O Santos conquistou o título de campeão do Torneio Roberto Gomes Pedrosa ao derrotar o Vasco por 2 a 1, ontem à noite (...)”

O DIA - 11/12/1968 - Sobre o Robertão de 1968
“Não há dúvida alguma quanto à justiça da conquista do time praiano, que provou ser o melhor do Brasil através deste torneio de caráter nacional.”

Qual foi o primeiro?
O GLOBO - 28/5/1984 - Sobre o Brasileiro de 1984

“E o time tricolor, assim, conquistou o título de campeão brasileiro, pela primeira vez em sua história (...)”

O GLOBO - 21/12/1970 - Sobre o Robertão de 1970
“Fluminense, campeão do Brasil”

Brasileiro ou Taça Brasil?
FOLHA DE S. PAULO - 3/4/1963 - Sobre a Taça Brasil de 1962

“Realizando uma de suas grandes exibições, o Santos conquistou ontem à noite, pela segunda vez, a Taça Brasil, obtendo consequentemente o título de bicampeão brasileiro de futebol.”

O GLOBO - 3/4/1963 - Sobre a Taça Brasil de 1962
“(...) o Santos ganhou a partida e ficou, pela segunda vez consecutiva, com a Taça Brasil.”

João Havelange, então presidente da Confederação Brasileira de Desportos (CBD, atual CBF), anunciou na época em tom claro: a Taça Brasil apontaria o campeão do Brasil e indicaria o representante para o Campeonato Sul-Americano de Clubes (atual Libertadores). Em princípio, a imprensa seguiu o mesmo raciocínio, assim denominando o vencedor do torneio.

Em poucos anos, no entanto, parte dos veículos mudaram seus critérios e passaram a denominar os vencedores apenas como "campeões da Taça Brasil". No dia 4 de setembro de 69, o jornal "Estado de São Paulo" estampou: "Botafogo ganha a Taça". No texto, o clube carioca não é tratado como campeão brasileiro.

A divisão se agravou com a criação do Robertão, em 1967. O torneio, que por dois anos concorreu com a Taça Brasil, era entendido como ampliação do Rio-São Paulo. O "Jornal do Brasil", maior diário do país à época, nunca negou o valor da competição, tida como a mais importante do país. O "JB", porém, não o via como um Nacional.

"O Roberto Gomes Pedrosa continua sendo uma espécie de meio caminho para um futuro campeonato nacional de clubes, solução única para o futebol profissional no Brasil", afirmou o "Jornal do Brasil" na edição de 6 de setembro de 68.

Confira um bate bola exclusivo com Odir Cunha, autor do dossiê:

LANCENET!: Há muitas críticas em torno do possível reconhecimento da Taça Brasil como um título brasileiro. Como o senhor encara isso?

ODIR CUNHA: Não interessa o número de participantes e de jogos da competição, o que importa é a finalidade, que era apontar um campeão brasileiro. O formato utilizado era o possível para a época. Muitos clubes brasileiros são campeões mundiais com apenas um jogo, e não devem ser contestados como tal. A Taça Brasil foi a competição mais ética de todas, pois não houve uma única mudança ou virada de mesa. As pessoas podem alegar que a competição era precária, mas era precária em relação ao país de hoje. Não se pode renegar os primórdios.

LNET!: Outro tema controverso sobre a unificação é o fato de que haveria dois campeões brasileiros nas temporadas de 67 e 68. Não é estranho?
Essa é uma discussão que pode acontecer. Mas, se formos honestos, veremos que há muitos precedentes no Brasil. Há vários títulos estaduais divididos no Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. O Flamengo ganhou dois Campeonatos Estaduais em 1979. Creio ser melhor
incluir do que excluir.

LNET!: O dossiê deixa margem para alguma contestação? A unificação dos títulos está garantida?
As provas apresentadas no documento são concretas. Não há como a CBF não unificar. Se partir do critério técnico, não há como.
Queria que todos encarassem isso pelo lado positivo. O passado dos grandes clubes brasileiros será mais estudado e valorizado.

Daniel Leal e Leo Burlá

0 comentários:

POSTAGENS MAIS VISITADAS!!!

SITE (s)

MARCADORES-Labels

ARACATI X TRAIRIENSE - Sub 20 Cearense 2011

Arquivos LG